sábado, 28 de agosto de 2010

Roupas erradas podem queimar seu filme

Final de ano é um momento de confraternização em todos os lugares, inclusive nas empresas. Não dá pra dizer que esse é um tipo de festa comum, como qualquer outra do fim de semana. Afinal, provavelmente estarão lá os seus chefes e muitas pessoas com quem você convive no dia a dia. Diante disso, como estar vestida de maneira apropriada – e sem cometer nenhuma gafe?
O consultor de moda do programa Hoje em Dia, da Rede Record, Gustavo Sarti, explica que festas de empresa exigem roupas diferentes daquelas que costumam ser usadas em baladas de final de semana, por exemplo.
- Mas empresas, as festas são extensões do ambiente corporativo e devem ser tratadas como um casual day (dia casual, em português) ou um tom abaixo do traje convencional do trabalho.
Para festas grandes, Sarti sugere para homens camisa com calça jeans escura e um blazer e, para mulheres, um vestido com comprimento de um palmo acima do joelho ou conjuntos de blusa e calça com um toque de brilho.

Se a festa da empresa for menor, como um almoço ou jantar, vale uma camiseta pólo ou camisa (sem blazer) para homens e jeans escuros sem lavagens ousadas para mulheres.
Em qualquer uma das situações vale a mesma dica: evite transparências, comprimentos de saia e vestidos curtos demais e barriguinha de fora (essa em hipótese alguma!).
Mas como nem todo mundo pode trocar a roupa do trabalho para ir à festa, o consultor diz que não é proibido ir à comemoração com a mesma roupa do dia a dia.
- O que pode ser estranho é manter a formalidade completa, como ficar de terno e gravata na festa. Os homens podem, por exemplo, tirar a gravata e dobrar a manga da camisa sem problemas, enquanto elas podem tirar o blazer do tailleur e usar a camisa por fora da saia